A promessa do Senhor é que podemos desfrutar de uma força sobrenatural. Deus dá força ao fraco e abatido. Não é da vontade de Deus que você esteja sempre cansado. Você se sente cansado na igreja, no trabalho, na família e até mesmo para se divertir com os seus filhos. Você tem sido roubado da bênção da vida.
Em Isaías 40.31, o Senhor promete que aqueles que esperam n’Ele renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. A águia é um animal que literalmente renova a sua juventude. Ela troca as penas de suas asas, seu bico e suas garras, tornando-se literalmente uma nova águia (Is 40.31).
Um exemplo extraordinário de alguém que teve a sua juventude renovada é Sara, a esposa de Abraão. E o mais fascinante é que as mulheres no Novo Testamento são chamadas de filhas de Sara. Elas poderiam ser chamadas de filhas de Rute, de Ester ou de Débora, mas são chamadas de filhas de Sara.
Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor. Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma. (1Pe 3.1-6)
Muitos usam a orientação de Pedro para afirmar que as mulheres não deveriam se maquiar ou usar joias. Mas não há essa proibição no texto. O que Pedro diz é que, quando há beleza por dentro, o exterior vai mostrá-la espontaneamente sem a necessidade de adereços.
Sara é a única mulher que teve a sua juventude renovada na velhice. E Deus quer que essa bênção seja estendida a todas as irmãs que foram feitas filhas de Sara. Precisamos aprender o segredo de Sara para experimentarmos essa renovação da juventude.
Gênesis 18.11 diz que Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade, e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Isso significa que eram pessoas normais, não tinham nada de extraordinário, mas Deus renovou a sua juventude na velhice.
Por que afirmamos isso? Porque, no capítulo 20, lemos que um rei chamado Abimeleque quis tê-la como esposa. Aquele era um rei ímpio que não tinha interesse em beleza interior, ele se interessou por Sara por causa de sua beleza natural. Isso significa que Deus renovou a juventude de Sara literalmente. Como isso aconteceu? Gostaria de mencionar quatro coisas que Deus fez em Sara.
Uma mudança de identidade
Pela narração bíblica, parece que Sara era uma mulher dominadora. Deus havia prometido a Sara e Abraão que eles teriam um filho, mas a promessa de Deus parecia demorada, então Sara resolveu dar uma ajudazinha a Deus.
Ela chegou a Abraão e lhe disse: “Uma vez que eu não tenho filhos, está aqui minha serva Agar. Vá e tenha um filho com ela”. E parece que a resposta de Abraão foi algo como: “Sim, Sara! Como quiser, Sara!” Ele parecia não ter escolha.
Antes que Deus pudesse fazer um milagre na vida deles, Ele lhes mudou o nome. Deus mudou o nome deles um ano antes de Isaque nascer. Isso mostra que a mudança de nomes foi um fator fundamental para o milagre. Por anos, eles esperaram pelo milagre, mas quando Deus mudou o nome deles o milagre veio em um ano.
No capítulo 17 de Gênesis, primeiramente o Senhor se revela a eles como aquele que é Todo-Poderoso (Gn 17.1). Deus Todo-Poderoso no original é El Shaddai, o Deus que supre completamente e superabundantemente.
Depois disso, Deus muda o nome de Abraão e de Sara. Abrão tornou-se Abraão, e Sarai tornou-se Sara. Eles eram idosos, mas quando Deus lhes mudou o nome, algo aconteceu com eles fisicamente.
Ao mudar o nome de Abraão e de Sara, Deus retira parte do seu próprio nome e acrescenta no nome deles. No hebraico, o nome de Deus tem quatro consoantes – YHWH, é o impronunciável. Em hebraico, são as letras Yod, Hey, Vav, Hey.
Entre estas quatro letras do nome de Deus, o “Hey”, que corresponde ao “H” do nosso alfabeto, aparece duas vezes. O seu som em hebraico é exatamente o daquela letra aspirada “Ah”. E agora, no meio de Abrão, Deus coloca o “Ah”. E Abrão passa a ser Abrahão. Esse “Ah” é o sopro de Deus, o Espírito de Deus, a vida de Deus.
Ao nome de Sara Deus tirou o i (Yod) do fim e colocou também o Hey. As três primeiras letras “Sar” formam uma palavra que significa “capitão, líder, Senhor e príncipe em hebraico”. “Príncipe da paz” em hebraico, por exemplo, é Sar Shalom. Quando Deus coloca o Hey no fim, o nome Sarah passa a significar “minha princesa”.
Toda letra hebraica tem uma imagem que a representa. Por exemplo, Alef é um boi. Beit é uma casa. O Yod tem a imagem de uma mão fechada. Isso aponta para nossas obras e nosso esforço. Deus não quer que você viva pelo seu esforço, mas descanse na sua graça. Deus, então, removeu o Yod de Sarai e colocou o He no lugar. O He representa o sopro de Deus. Deus deu o seu sopro de vida tanto a Abraão quanto a Sara.
Aqui podemos ver o poder das palavras, da nossa confissão. Quanto mais Sara chamava Abraão de “pai de nações”, mais fé ele tinha para ver a promessa. Quanto mais Abraão chamava Sara de minha princesa, mais o poder de Deus se manifestava nela (Gn 17.15-16).
Uma mudança interior
No capítulo 18, Deus vem se encontrar com Abraão e lhe faz a promessa de que Isaque iria nascer dentro de um ano (Gn 18.9-12).
Deus vem pessoalmente trazer a notícia a Abraão e Sara estava ouvindo a conversa à porta da tenda atrás deles. Quando Sara ouviu que teria um filho, ela riu no seu íntimo, por dentro. Ela não soltou uma gargalhada, ele riu por dentro.
Esse versículo foi usado pelo Espírito Santo em 1 Pedro 3 para dizer que Sara chamou Abraão de senhor. Mas ela não o chamou de Senhor audivelmente, mas no seu íntimo. Isso significa que ela chegou a um ponto em que se tornou completamente submissa e reconheceu seu marido como líder no seu íntimo.
Ela também não riu audivelmente, mas por dentro, mas mesmo assim o Senhor perguntou: “Por que se riu Sara?” Quando o garoto nasceu, deram-lhe o nome de riso. Isaque significa “riso” em hebraico.
Uma mudança de mente
Quando a graça reina numa casa, há muito riso. Não um riso de zombaria e escárnio, mas um riso de alegria e paz.
A palavra do Senhor diz no verso 14 que “Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida […]”. O que significa a expressão “por este tempo da vida”? Em hebraico, essa expressão seria melhor traduzida como “a melhor experiência da sua vida” ou “o melhor momento da sua vida”. Assim, poderíamos dizer que, quando estivessem vivendo a melhor experiência da vida deles, então Isaque viria.
Quando desfrutamos do ministério, Deus edifica a igreja. Quando os líderes de crianças estiverem desfrutando do Senhor e das crianças enquanto ministram a Palavra, então as crianças realmente receberão. A frutificação é resultado de estarmos vivendo um grande momento em nossas vidas.
O filho que você tem buscado gerar pode ser o resultado em seu ministério ou o resultado em seus negócios ou ainda resultados em sua família. O que o Senhor nos diz é simplesmente: “Tenha prazer no Senhor”.
No momento em que você perde o seu prazer, não haverá mais resultados acontecendo. Eu tenho completo prazer em pregar a Palavra, por isso sempre ejo resultados. Tenha prazer em seu ministério e os resultados virão. Isaque virá quando você estiver vivendo o melhor momento da sua vida.
Uma confiança completa
Quando foi escrito o Hall da fama dos heróis da fé em Hebreus 11, muitos homens foram mencionados, mas o Espírito Santo não se esqueceu de Sara.
Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. (Hb 11.11)
A palavra “poder” aqui é dunamis, de onde vem palavras como dínamo, dinamite e dinâmico. Ela recebeu porque confiou na fidelidade de Deus. Todas as bênçãos que recebemos não dependem de nossa fidelidade, mas da fidelidade do Senhor.
Não olhe para a sua fé, mas olhe para a fidelidade de Deus. Quando você confia na fidelidade de Deus, Ele declara que somos homens de fé. Pare de se questionar: “Será que sou fiel? Será que tenho fé?” Em vez disso, declare sua completa confiança na fidelidade de Deus (2Tm 2.13).
Quando Sara recebeu graça, ela disse: “Não sou eu que vou gerar esse filho, mas a fidelidade de Deus. Então, eu vou ter a melhor experiência da minha vida durante a gestação”. Eu creio que aqueles nove meses foram os anos mais maravilhosos da vida deles. Aqueles nove meses é o que Deus chama de o tempo da vida deles.
Deus não quer que desfrutemos somente do destino final, mas Ele quer que desfrutemos da caminhada também. A nossa jornada hoje já é a experiência mais extraordinária de nossas vidas.
Quando Isaque foi liberar a sua bênção sobre o primogênito, ele mandou que se fizesse uma comida saborosa para ele. Quando você está experimentando o melhor momento da sua vida e você libera uma bênção, então algo poderoso acontece no mundo do espírito.
Não creio que há unção quando estamos tristes, pois a unção é chamada de óleo de alegria em Isaías 61.3.
Quando trabalhamos gemendo debaixo de peso e tristeza, a unção de Deus não flui. A unção flui na alegria da vida. Jesus foi chamado de homem de dores, mas o único lugar em que Ele se tornou um homem de dores foi na cruz. Durante o seu ministério, Ele foi sempre cheio da alegria do Pai (Jo 15.11 RC). No pacote da graça, está incluída a alegria, e Deus nos dá essa alegria todos os dias.
Muitos têm dificuldades de imaginar que Jesus tenha sido uma pessoa alegre. Entretanto, tendo sido cheio do Espírito Santo (Lc 4.1) de forma absoluta ou “sem medida” (Jo 3.34), Ele certamente manifestou os “frutos” do Espírito, e entre eles está a alegria.
Hebreus 11.9 diz que Ele foi ungido com “óleo de alegria” acima de todos os outros seres humanos. É por isso que hoje os discípulos podem transbordar da alegria e do Espírito Santo (At 13.52).
Isso não significa que não passamos por tristezas ou que não tenhamos momentos de tribulação, mas a alegria do Senhor é a nossa marca mais visível.
PERGUNTAS PARA COMPARTILHAR:
– Qual tem sido o filho que você tem buscado gerar?
– De que maneira você tem trabalhado na obra de Deus?
– De que maneira você tem trabalhado na obra de Deus?
Fonte: Site Igreja Videira